Grupo SATA reorganiza operação para minimizar efeitos da Greve do IPMA

Ponto de situação - Operação aérea da SATA Air Açores

 

A SATA Air Açores está a reorganizar a sua operação aérea por causa da greve do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ocorrida durante o dia de ontem. Os objetivos são minimizar os efeitos da greve e regularizar o tráfego com a maior brevidade possível.

A SATA Air Açores foi obrigada a cancelar 42 voos inter-ilhas, afetando cerca de três mil passageiros. Dos passageiros afetados cerca de quinhentos foram protegidos em voos extraordinários que a companhia aérea realiza até às 12 horas de hoje; cerca de novecentos passageiros foram reacomodados em voos extraordinários a operar entre as 12H e as 19H de hoje; cerca de quinhentos passageiros foram reacomodados em voos extraordinários a realizar depois das 19h; cerca de oitocentos passageiros foram igualmente reacomodados em voos de horário, que a companhia conta operar durante o dia de hoje; e os remanescentes passageiros, cerca de trezentos foram reacomodados em voos a realizar no dia de amanhã, 17 de agosto. A totalidade da operação aérea prevista para SATA Air Açores para o dia de hoje, comporta 101 voos inter-ilhas.

Recordamos que o cancelamento de diversas ligações aéreas, devido à greve realizada pelos trabalhadores do IPMA, comprometeu gravemente a mobilidade no arquipélago dos Açores. A companhia aérea foi surpreendida com o não cumprimento dos serviços mínimos acordados, o que provocou sérios constrangimentos na operação uma vez que comprometeu obrigações elementares de serviço público.

A companhia aérea lamenta o transtorno que esta situação tem causado aos passageiros que viram os seus planos de viagem alterados.

A administração do Grupo SATA pretende ser ressarcida dos prejuízos causados pela greve e pelo incumprimento dos serviços mínimo